Bolão na Copa do Mundo: dicas para organização com colaboradores
A Copa do Mundo sempre é um evento que desperta muito interesse, sendo fã de futebol ou não. Aproveite que todos estão em alta expectativa para esse momento e crie uma experiência descontraída, como forma de endomarketing esportivo, para os seus colaboradores. E neste texto vamos falar do conhecidíssimo Bolão, que pode parecer uma ação simples de ser aplicada, mas que requer organização e ótimo trabalho de comunicação para obter engajamento.
- Por que um bolão?
Quando falamos de bolão, logo lembramos das brincadeiras que esse tipo de evento promove. Também pudera, é uma maneira superdivertida de acompanhar e palpitar sobre os jogos. Conhecendo ou não o esporte, todos os profissionais se envolvem e esse processo de integração é um dos grandes benefícios de se realizar o jogo de pitacos. A premiação é sempre o combustível para que todos deixem os seus palpites. As “zebras” costumam aparecer, o que cria um ambiente ainda mais descontraído.
- Pesquise antes de colocar em prática
Primeiro, é fundamental que você da área de endomarketing ou do RH faça uma pesquisa para entender o seu público. Isso é de extrema relevância, já que alguns colaboradores podem apresentar dificuldades com aplicativos ou sistemas mais robustos. Então, procure saber como os colaboradores da sua empresa gostariam do Bolão. Depois disso dá para saber o gosto da galera.
- Como aplicá-lo?
As formas mais comuns atualmente no mercado são apresentadas via sites e aplicativos. Os dois formatos possibilitam aos colaboradores o rápido cadastro e atualização dos palpites até 10 minutos antes de cada jogo. Em ambos são geradas senhas individuais para acompanhamento, em tempo real, do seu desempenho e classificação geral. Isso que é pura emoção!
- Premiações
Aqui, mais uma vez, é importante entender o seu público interno para desenvolver as premiações. Contudo, algumas coisas são consideradas verdadeiras jogadas de craque e não poderão faltar na sua lista, como camisetas da seleção, tvs, celulares, notebooks e tablets. E existem alternativas melhores elaboradas, como uma viagem para a família do vencedor ou vencedora, por exemplo.
Algumas empresas também preferem aplicar premiações em dinheiro. Entretanto, pelas nossas recentes experiências, acreditamos que o melhor é criar uma lista de entrega de prêmios do primeiro ao quinto colocado, com materiais (brindes) e experiências fora do ambiente de trabalho.

- Comunicação é muito importante!
Para que todos tenham uma boa experiência no bolão, é preciso que os colaboradores estejam informados sobre tudo o que acontece na competição. Últimos jogos, resultados e tabela são exemplos de conteúdos que podem ser adicionados em sua comunicação interna. Ao enviar notícias sobre o campeonato, todos recebem dicas para deixar seu palpite e o endomarketing foi bem executado dentro da organização.
- Todos podem participar, até fora do ambiente de trabalho
Por ser inclusivo, o bolão gera engajamento não só dentro do trabalho. Com os aplicativos para celular e sites, amigos e familiares também podem ajudar nos pitacos durante o mundial. Os palpites ficam salvos em nuvem, o que facilita os registros, que podem ser feitos em qualquer lugar.
- Conclusão
Quando se realiza um bolão, as pessoas entendem a Copa do Mundo como um evento diferente, ainda mais atrativo de se acompanhar. Trazer esse clima de esportividade e união para dentro da sua organização vai ser um golaço. O bolão pode ser realizado de muitas formas, inclusive existem empresas especializadas neste tipo de ação, dentro de um projeto de endomarketing esportivo. Procure maneiras de levar essa experiência para o seu time.
PODEMOS AJUDAR COM O BOLÃO DA SUA EMPRESA
