
A questão da pandemia atingiu diretamente o mercado de eventos. Empresas que atuam no setor tiveram que, literalmente, reinventar as formas de apresentação dos seus produtos, treinamentos de equipes e diferentes ações que tinham o direcionamento de promover encontros, sejam internos ou para negócios.
Entre as novidades do “novo normal” o evento online ou virtual, como também é conhecido, ganhou ainda mais espaço. Contudo, qual a sua eficácia? E os investimentos para implementação e alcançar o objetivo? Esses e outros questionamentos fazem parte do dia a dia das empresas e fornecedores que adotaram o uso deste produto.
“Estamos discutindo muito a questão do custo disso. Quando fiz o primeiro orçamento, era muito alto. Mas, agora, os fornecedores se juntaram, criaram pontos fixos, o que tornou o produto viável em termos financeiros”, disse Renato Tura, da empresa Evento Circular.
Evento virtual é positivo?
Para Monica Baptistelli, da Afinal Cenografia, faltava o mercado brasileiro conhecer a tecnologia. Ainda segundo Monica, o evento online tem pontos positivos, como a ampliação da visibilidade do evento. “E o conteúdo estará à disposição por mais tempo, o que, consequentemente, pode gerar mais negócios”.
O poder da criatividade!
É importantíssimo que a experiência, deste tipo de evento, será o grande diferencial. Para isso, a criatividade na formatação de ponta a ponta é essencial. Ou seja, a forma de convidar as pessoas, criação de salas diferenciadas (cenografias virtuais) e textos, entre outros pontos, devem receber atenção especial por parte do fornecedor.
Retorno das feiras
E agora, como ficam as feiras, montagem de estandes e número de pessoas nos eventos? Ainda estão sendo criados protocolos para o retorno.
Abaixo, confira os vídeos com detalhes sobre os custos do evento virtual, os pontos positivos, o poder da criatividade e o retorno das feiras: